sábado, 18 de junho de 2011

Hitchcock: o mestre do suspense

Bem  vou falar sobre Alfred Hitchcock, tenho certeza que pelo mundo afora vários blogueiros já falaram sobre ele. Vou falar uma coisa meio clichê mais a verdade é que o cara é o mestre do suspense. Ainda não tive a oportunidade de assistir a todos os filmes dele, mais vou falar de três filmes que assisti dele e gostei muito.

Psicose: falou de Aldred Hitchcock é lembrar desse filme espetacular que ele fez, com certeza foi um divisor de águas em sua carreira. Quem não lembra da antológica cena em que o psicopata Norman Bates mata aquela mulher no banheiro? Com certeza todos lembram e principalmente da musica que toca ao fundo de uma das cenas mais famosas do cinema que foi essa.

Atores
Janet leigh
Anthony Perkins
Vera Miles

Link do filme
http://cinnemaclassico.blogspot.com/search?q=psicose

Curiosidades

Psicose foi filmado em preto e branco porque Hitchcock temia que a cena do chuveiro ficasse chocante demais, com o vermelho do sangue.
A tradicional aparição de Hitchcock, neste filme, acontece durante aproximadamente quatro minutos, do lado de fora do escritório em que Marion trabalha, e ele está usando um chapéu de cowboy.
Janet Leigh não estava nua na famosa cena do chuveiro: ela usava uma roupa colante à pele.
O som das facadas, nesta mesma cena, na realidade é o som de um melão sendo esfaqueado.
O sangue desta mesma cena é, na verdade, calda de chocolate.
Hitchcock recebeu uma carta de um pai enfurecido, dizendo que sua filha, apavorada, recusava-se a entrar no chuveiro, após ver o filme. Hitchcock respondeu à carta, sugerindo ao pai que levasse a garota para uma lavagem a seco.
Psicose é o primeiro filme da história do cinema americano a focalizar um vaso sanitário dando descarga, o que era considerado de mau gosto, na época.



Janela Indiscreta: esse filme com certeza foi um dos que mais gostei, pois foi feito pela atriz Grace Kelly, um ícone em beleza, moda e classe. Agora vou falar um pouco mais do filme. Com certeza foi uma das melhores permomances de Grace Kelly. Em , Nova Iorque , o fótografo profissional L.B. Jeffries está confinado em seu apartamento por ter quebrado a perna enquanto trabalhava. Como não tem muitas opções de lazer, vasculha a vida dos seus vizinhos com uma lente tele-objetiva, quando vê alguns acontecimentos que o fazem suspeitar que um homem matou sua mulher e escondeu o corpo. Com a ajuda de sua noiva Lisa, Jeff vai tentar provar que está certo.

Atores principais
James Stewart
Grace Kelly

Link do filme
http://cinnemaclassico.blogspot.com/search?q=janela+indiscreta

Curiosidades

O set de filmagem foi o maior já construído na época, tendo sido todo ele baseado em um quarteirão real da cidade de Nova Iorque; o filme inclusive indica o endereço do apartamento de Jeffries - 125 7th Street -, mas este endereço não existe realmente.
Com pouquíssimas exceções, quase todas as filmagens foram feitas tendo com ponto de vista o apartamento de Jeffries.
Hitchcock dirigiu somente do apartamento de Jeff, então todos os atores que estavam atuando nos apartamentos localizados em frente, usavam fones de ouvido para poder escutar as instruções do diretor.
Em suas clássicas aparições em seus filmes, Alfred Hitchcock surge aos 25 minutos, ajustando o relógio do compositor que mora no prédio em frente ao apartamento de Jeffries.
Ross Bagdasarian, que interpreta o compositor, era um compositor na vida real.
Os Simpsons satirizaram o filme em um episódio.




Disque M para Matar: Mais um vez um filme do Hitchcock estrelado por Grace Kelly, é meus queridos pra quem não sabe ela era uma de suas atrizes favoritas. O filme conta a história de um ex-tenista profissional chantageia um amigo para que este mate sua esposa e ele possa ficar com a herança.

Atores
Ray Milland
Grace Kelly
Robert Cummings

Link do filme
http://cinnemaclassico.blogspot.com/search?q=disque+m+para+matar

Curiosidades
Aproximadamente aos treze minutos do início do filme, o diretor Alfred Hitchcock aparece no canto esquerdo de uma fotografia.
filme, para aos poucos ir escurecendo o tom de suas roupas.
Na época (1954) era comum os filmes serem adaptados para serem vistos em cinemas 3D, e por isso que existem no filme cenas ressaltando objetos.
Foi produzido um telefone e dedo gigante para fazer a cena do toque do telefone.
O Título do filme foi satirizado em um episódio da sérieTotal Drama Action. Foi sátirazado como Disque M Para Misturar.



bjoos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário